Comportamento Organizacional
Definindo e Classificando
GRUPO: Dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo.
Grupo Formal: Grupo de trabalho definido pela estrutura da organização.
Grupo Informal: Grupo que não é nem estruturado formalmente nem determinado pela organização; surge em resposta à necessidade de contato social.
Grupo de Comando: Um chefe e seus subordinados imediatos de tarefas. Pessoas trabalhando em conjunto para a realização de uma tarefa.
Grupo de Interesse: Pessoas que se juntam para atingir um objetivo comum a todos.
Grupo de amizade: Pessoas que possuem características comuns, essas alianças podem se basear na mesma faixa etária, herança cultural, na torcida pelo mesmo time, entre outros.
TEORIA DA IDENTIDADE SOCIAL
Esta teoria propõe que as pessoas apresentam reações emocionais ao fracasso ou sucesso de seu grupo, porque sua auto estima fica ligada ao desempenho dele. As identidades sociais também ajudam as pessoas a reduzir sua incerteza a respeito de quem são e do que devem fazer.
As identidades sociais nos ajudam a definir quem somos e onde nos encaixamos nas relações com os outros, mas podem apresentar um lado negativo também. Provavelmente o ponto mais fraco da identidade social seja incentivar o favoritismo intragrupo. Isso significa que enxergamos os membros do nosso próprio grupo, como pessoas melhores do que as outras, e os que não são membros como sendo todos iguais. Obviamente isto abre caminho para estereotipagem.
PORQUE AS PESSOAS SE REUNEM EM GRUPOS
1 – Similaridade – não surpreende que aqueles que possuem os mesmos valores ou características dos outros membros de sua organização podem apresentar um grau mais alto de identificação com o grupo.
2 – Distinção – As pessoas tendem a notar as identidades que mostram como elas são diferente dos outros grupos.
3 – Status – Visto que as pessoas usam a identidade