Caderno Brasileiros de Arquitetura - edigar albuquerque

331 palavras 2 páginas
Caderno Brasileiros de Arquitetura
Edifício – Edgar Albuquerque Graeff 2ª Edição Projetos

Programa de Necessidade e ação do Arquiteto O programa de necessidades é formulado para melhor integração das necessidades de um ser seja individual ou em sociedade. Com o programa podemos subtrair e captar ideias para execução do estudo preliminar podendo assim satisfazer as aspirações de futuros usuários. Baseado no programa o arquiteto com seus conhecimentos e sensibilidade consegue abstrair ideias no qual o usuário não saberia até então a sua importância, dentre elas estariam: ambientes, tipos de tecnologias, sistemas construtivos e etc.
Ação do Arquiteto O arquiteto é a peça fundamental na criação e ligação das exigências do programa, é dele a função de criação artística interagindo bem com o cotidiano da sociedade e o meio ambiente no qual se localiza. O arquiteto fica livre na escolha dos meios construtivo se atentando em alguns detalhes como: facilidade de localização de materiais utilizados, mão de obra especializada para execução de determinados serviços, custo benefício e orçamento do cliente entre outras coisas. Ao processo de criação é de extrema obrigação reconhecer a sociedade no qual será inserida a obra, conhecer regulamentos locais e exigências legais.
Constituição do Programa de Necessidades É constituída do melhor atendimento ao programa de necessidades baseando nas atividades a serem executadas nos ambientes, trabalhando dimensão, iluminação, ventilação e toda infraestrutura necessária para melhor utilização do local.

Fontes do programa de Necessidades A maior fonte é o homem em seu convívio social, a cultura, a religião, a evolução humana principalmente com avanços tecnológicos e mudanças no meio ambiente.
Com a evolução humana vai se alterando o programa, pois vão surgindo novas necessidades e se esvaindo outras

Relacionados

  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas
  • multa
    148156 palavras | 593 páginas