Comportamento organizacional
O caso de sucesso começa com uma pessoa, “Samuel Klein”. Fundador da Casas Bahia, maior rede de varejo do país.
Samuel Klein nascido na polônia veio em 1952 para o Brasil, nessa época inúmeras montadoras de automóveis se instalaram em São Paulo e necessitavam de muita mão de obra que veio em sua maioria do norte e nordeste. Essas pessoas sofreram muito com a mudança brusca de clima e Samuel enxergou uma oportunidade, começou a vender cobertores de porta em porta para todas essas pessoas.
Apesar das muitas oportunidades, muitas pessoas não tinham dinheiro para adquirir suas mercadorias que se estenderam a produtos de cama, mesa e banho, então Samuel resolveu deixar que estes pagassem as mercadorias em prestações e acrescentava juros ao preço final dos produtos. Ele possuia um cartão com o nome, endereço e o produto que a pessoa comprou e em quantas vezes ela iria pagar.
Cinco anos depois em 1957, devido ao sucesso e lucro, Samuel abriu sua primeira loja em São Bernardo do Campo e deu o nome de “Casas Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos.
Com um aumento em sua gama de produtos, o sucesso não demorou a chegar e a clientela só aumentava. Na década de 80 chegou ao número de 100 lojas e em 200 já possuia 400 lojas com cerca de 14 milhões de clientes.
Samuel teve a visão contrária aos seus concorrentes que procuravam investir nas classes mais altas, ele via o segredo do sucesso nas classes C e D. criava condições para que essas pessoas pudessem adquirir seus produtos e procurava fazer com que se sentissem em casa. Seu lema era tratar a todos como uma família, tanto seus clientes, como seus funcionários a quem chama de filhos e é visto como um exemplo a seguir.
Sua estratégia de lucro é baseada em uma compra que pode ser parcelada em várias prestações ficando mais acessíveis as classes mais baixas, assim ele obtem ganho com os juros. Todas as parcelas são pagas na própria loja o que cria uma nova oportunidade de vender mais