comportamento organizacional
0 em 0,2 pontos
No mundo incerto e caótico em que vivemos atualmente, o modelo organizacional que melhor pode funcionar é a “estrutura orgânica”. Toda e qualquer empresa na contemporaneidade, enfrenta inúmeras inseguranças referentes às mudanças ambientais, tecnológicas, políticas, comportamentais e econômicas. O mundo se tornou um lugar de inseguranças. Sabemos que os administradores nunca foram capazes de prever o futuro, mas nos últimos tempos as mudanças vêm ocorrendo em uma velocidade espantosa. Por isso, o tipo de estrutura que funcionava nas décadas de 60 e 70 não funciona mais. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seus jogos e refazer suas estratégias atuais. A estrutura orgânica possui uma ampla rede de informações, envolve grande participação no processo decisório, tem baixa formalização e utiliza equipes multifuncionais.
Resposta
Resposta Selecionada:
b.
Concordo, pois realmente a estrutura orgânica responde melhor aos tempos incertos, onde todos e tudo sofrem readaptações o tempo todo.A estrutura orgânica solicita flexibilidade, e esta flexibilidade que pode gerar a capacidade de uma empresa absorver, causar ou responder rapidamente às mudanças estratégicas. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seu jogo e refazer as suas estratégias atuais, movimentando-se com velocidade.
Resposta Correta:
d.
Concordo em parte, pois tanto a estrutura orgânica como a estrutura mecanicista podem bem atender a demanda das empresas frente às turbulências da contemporaneidade. A estrutura mecanicista maximiza a eficiência, permitindo que as empresas produzam a custos mais baixos e repassem essa economia para a redução de preços. Enquanto houver consumidores que prefiram preços baixos em vez das últimas novidades, a estrutura mecanicista vai sobreviver. Por outro lado, a estrutura orgânica pela sua flexibilidade, é capaz de