comportamento organizacional
AULA 2:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA VISÃO GERAL DO CAMINHO A SER TRILHADO:
Existem seis autores que com suas ideias e teorias, deram suporte à abordagem educacional. O Hexagrama foi uma forma encontrada para identificar e guardar as contribuições de educadores e orientador das influências educacionais básicas.
CAP. 1 - HEXAGRAMA-SÍNTESE (p. 11 a 21)
ALFRED NORTH WHITEHEAD: EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ÚTIL.
“Só existe uma única disciplina para a educação e esta é a vida em todas as manifestações”. Todas as disciplinas que vemos em um currículo universitário – não importa o curso – só têm uma finalidade: contribuir para que, pelos novos conhecimentos, possamos ter uma vida crescentemente melhor.
HOWARD GARDNER: INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS.
A teoria das Inteligências Múltiplas, de GARDNER, baseia-se em três posições básicas:
- 1ª “As pessoas não são iguais”. Elas não possuem o mesmo tipo de mentes. Portanto, são diferentes.
- 2ª É uma decorrência da anterior: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas.
- 3ª No nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência. GARDNER inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo-o como “a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais”. Após aproximadamente duas décadas chegou a um conceito mais refinado; a inteligência como ”um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura”.
Inteligências Múltiplas:
- Interpessoal: conselheiro, político, vendedor...
- Espacial: navegador, escultor, arquiteto...
- Linguística: jornalista,