autoridade
Qualquer empresa busca atingir os melhores índices de lucratividade e, para isso, reduzem ao máximo os custos operacionais, principalmente os que não agregam valor ao produto, podendo trabalhar com a máxima capacidade produtiva devidamente planejada.
Vimos na aula anterior as responsabilidades do PCP e, a partir de agora, vamos estudar cada uma das partes que compõem o procedimento do PCP, e o equilíbrio que deve existir entre elas.
Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação é necessário, depois de elaborado o projeto de produção, adequar a segunda fase, que é o Planejamento da Produção (PP), na qual todas as ações devem ser previstas e elaboradas. Corrêa, Gianesi e Caon (2001) colocam esta etapa como o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais, baseados em previsão de vendas, expectativas de demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta para todo o processo de produzir.
Colabora também com uma definição de Planejamento da Produção, Russomano (2000), que explica o PP como a determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica.
> Finalidade do Planejamento da Produção (PP)
Em sistema de manufatura, sempre que são formulados objetivos, necessariamente são formulados os planos de como atingi-los, englobando todas as informações de elementos que constituem as fontes que o tornam eficiente, como: organizar recursos humanos e físicos, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios ou riscos de desperdícios.
A finalidade do PP é alcançar a eficiência e a eficácia no sistema produtivo, realizando trabalhos em quantidades, prazos e custos considerados ótimos. Para tal, conta com dois tipos de decisões envolvidas: Planejamento e