comportamento organizacional
Disciplina: Comportamento Organizacional Professor (a): Ester Menezes dos Anjos
O comportamento dentro das estruturas organizacionais de clima e cultura organizacional é uma especialidade que investiga três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, utilizando-se deste conhecimento para promover uma maior eficácia organizacional. Como este comportamento humana afeta o desempenho das empresas?
Podemos observar que cada um se comporta de uma maneira nas organizações. Entre as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização, estão a infância, a adolescência e a fase adulta de cada um. Nas ambientais estão os grupos sociais, cultura, fatores do ambiente físico etc.
De um modo simplista, em condições de livre concorrência, pode-se afirmar que sobreviverá e prosperará a empresa que tiver foco no cliente. Pois o cliente tem o “poder”, o livre arbítrio de escolher. Os motivos de escolha são os mais diversos, mas, o prazer, a satisfação de suas necessidades e desejos, definem suas preferências. Cabe às empresas interpretarem seu comportamento e se adaptarem-se a eles.
Qualquer modificação (planejada ou não) nos componentes Organizacionais, formais ou informais, mais relevantes (pessoas ,estruturas, produtos e pessoas), que seja significativa, atinja a maioria dos membros da organização e tenha o objetivo a melhoria do desempenho organizacional.
Fica fácil entender o porquê de o comportamento humano afetar tanto as empresas. Ora, se os clientes estão mais sensíveis e perceptivos com tudo que os cercam e atentos a qualquer variação sutil nos produtos, serviços e nas interações, sejam elas pessoais, indiretas ou eletrônicas, devem as empresas contar com profissionais capacitados a lidar com estas percepções.
Penso que nos dias de hoje com as mudanças que aconteceram no