Comportamento organizacional
1.1 – Definição
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento e ações realizadas pelos indivíduos dentro das organizações. (Karla Sampaio, 2010).
Tal estudo tem como finalidade analisar o comportamento dos indivíduos, visando encontrar uma maneira eficaz de solucionar e prever problemas dentro das organizações.
As organizações têm como finalidade, com o estudo do comportamento organizacional avaliar os indivíduos em uma visão sistêmica, onde o todo só funciona se as partes estiverem funcionando com interação entre elas, pois dentro das organizações os funcionários dependem uns dos outros para exercerem suas funções. Essas organizações têm o objetivo modificar o contexto profissional, influenciando e estimulando os indivíduos a trabalharem com satisfação. Desta forma estarão aumentando a produtividade com qualidade, reduzindo o absenteísmo e criando um ambiente de trabalho mais saudável e ético.
Motivar, conhecer, prever, controlar, administrar e desenvolver, são alguns pontos abordados no comportamento organizacional, para transformar o ambiente de trabalho em um local ético, de maneira que reflita no ambiente familiar e na sociedade, formando lideres, pessoas confiantes que não confundam a definição de crescimento (todo) por um pensamento de propósitos individuais. Traçando um planejamento e utilizando-se de flexibilidade e criatividade.
1.2 – Comparação
Na definição de Stephen. P.Robbins (p.6,2008) comportamento organizacional é “Um campo de estudos que investiga do impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
Observado outra definição de comportamento organizacional feita por Chiavenato. Idalberto (p.328,2011) que diz “Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma