Comportamento organizacional
PÓLO ANGRA DOS REIS
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROF°: Ma. Cristiane Vinholide Brito
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Conceito de Comportamento Organizacional.
ANGRA DOS REIS – RJ.
20/04/2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explicar que, as empresas estabelecem para si mesmas, e consequentemente para a equipe de vendas. As metas devem ser reais , ou seja, possíveis de serem alcançadas, mas ao mesmo tempo devem ser audaciosas para estimular o seu cumprimento, é claro, que possam ocorrer dentro de um prazo oportuno, para que isso aconteça é preciso compreender o comportamento de uma organização de modo particular e investigar as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, processos de grupos, percepção, atitudes, processos de mudanças e conflitos e dimensões de trabalho. Lembrando sempre que as organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade.
Derek Pugh (autor inglês) define comportamento organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
O efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que se refere a sua eficiência, eficácia e efetividade.
A eficiência é fazer a coisa da forma certa, pois, está ligada ao processo, fácil de dar forma, é de curto prazo e contribui para a eficácia. A eficácia depende do ambiente, está ligada ao atingimento, difícil de dar forma, é de longo prazo e tem planejamento estratégico.
A eficiência é fazer bem feito e a eficácia é fazer o que precisa ser feito, ambas tem a missão de orientar estratégias, é a razão de ser e reflete os valores da empresa, existe nas empresas de todos os níveis e nas pessoas e aparece na definição do objeto e das competências das empresas, tem como visão não apenas de um grande objetivo, mas sem um