Comportamento organizacional
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Porto Alegre, 21 de Abril de 2012
INTRODUÇÃO
Eficiência e Eficácia
Existem duas palavras que são distintas que são EFICIÊNCIA e EFICÁCIA, mas que em suas definições podem ver se uma determinada organização está ao rumo do sucesso ou por sua vez deve realizar transformações.
Eficiência é a capacidade de administrar e obter bons produtos, utilizando menor quantidade de recursos de mão- de- obra, material.
Em relação á Eficácia, é alcançar um determinado objetivo, produzindo muito com produtos aceitos no mercado, ou que realmente chamarão a atenção do consumidor.
As empresas precisam aprender a arte de inovar, não ter medo do novo, lançando novas ideias e produtos conforme o mercado e necessidade das pessoas. Mas para isso precisam de profissionais capacitados e realmente envolvidos com as questões estratégicas, definindo assim caminhos organizacionais, através de objetivos e metas, tomando decisões com Eficiência e Eficácia.
Inicialmente em questão de inovação e mudança dentro de uma empresa, deve sempre ser feito pelo gerente que conduzirá á organização.
O comportamento Organizacional também trata do comportamento dos indivíduos como seres únicos e com sentimentos, temperamentos diversos e cada um com sua capacidade e que não podemos descartar, pois um completa o outro. Um bom profissional deve saber trabalhar em equipe, tendo compreensão com colegas ensinando aprendendo a lidar com problemas.
Uma organização deveria ser capaz de lidar com problemas aprendendo, sabendo usa-las futuramente. As pessoas devem falar, mas aprender a ouvir também, criar novas estratégias e teorias gerando assim novos conhecimentos; na verdade todos