Comportamento Organizacional
O trabalho a seguir visa estudar o comportamento organizacional, os efeitos da inovação nas organizações, seus processos motivacionais, sua personalidade e os indivíduos que trabalham nela.
Na primeira etapa, conceitua-se o que é comportamento organizacional (C.O), o que envolve tanto os indivíduos quanto as próprias organizações, além das mudanças no comportamento dos indivíduos dentro das organizações.
Ainda no primeiro capítulo, ressalta-se que, em relação à visão sistêmica, o campo do comportamento organizacional aproveita muitos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, incluindo psicologia, sociologia, ciência política e antropologia, porque todos são relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em cenários organizacionais.
A segunda etapa do trabalho aborda a inovação em relação às organizações, sua personalidade e motivação. Faz uma síntese das características das teorias da personalidade e dos processos motivacionais.
Na conclusão procura-se analisar a importância de se observar o comportamento organizacional como ferramenta estratégica para os gestores e para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é a área que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.
É à força do trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é aí que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta área coberta pelo que chamamos de Comportamento Organizacional.
Preocupa-se com o estudo do comportamento, da atitude e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus