Comportamento organizacional
Neste capítulo Robbins nos apresenta os processos de comunicação nas empresas, suas funções e fundamentos e as principais barreiras existentes para se obter uma comunicação eficaz.
Idéias principais:
1.Funções básicas:
Dentro de uma organização a comunicação desempenha quatro funções básicas: sendo a de controle, motivação, expressão emocional, informação. Controle: As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Quando estes são informados que devem, por exemplo, comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente ao seu superior imediato, ou seguir à risca suas instruções de trabalho, ou ainda adequar-se às políticas da empresa.
Motivação: devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo, aproxima os funcionários de seus gestores deixando-os mais envolvidos e motivados. Expressão emocional: é fornecida para muitos funcionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos da satisfação e também de suas necessidades sociais; Informações: esta é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões, proporcionando aos funcionários e outros grupos que precisam tomar tais decisões, transmitindo os dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.
2.O Processo de Comunicação:
Mensagem: o que é comunicado;
Canal: meio através do qual a mensagem viaja, é selecionado pelo emissor que deve determinar qual canal é formal e qual é informal.
Receptor: pessoa ou organização a quem a mensagem é dirigida;
Feedback: o elo final do processo de comunicação, devolve a mensagem ao sistema para verificar sua compreensão, determinando se a compreensão foi ou não obtida.
3. Barreiras para a