Comportamento organizacional
Quem possui um emprego em alguma empresa parecida com a de Peter Gibbons, o protagonista frustrado do filme, certamente se identificará com pelo menos uma das inúmeras situações apresentadas pelo filme. O filme mostra pessoas frustradas com seus empregos, seus chefes e a burocracia sem limites da empresa, onde um formulário qualquer parece ter mais importância do que um tratamento mais humanizado aos empregados. Inclui-se aí a exploração do trabalho dos empregados pelos seus chefes, que sempre querem ganhar horas extras as custas da vida pessoal dos pobres subordinados. Claro, o filme mostra também diversas outras características como a falta de liderança, a falta de ética, a falta de organização e do trabalho em equipe.
A falta de desenvolvimento e atuação em equipe é um assunto muito critico e que merece muita atenção. Pois segundo Rensis Like “nos grupos altamente eficazes existe, de parte de cada um dos membros, uma alta motivação para influenciar todos os demais, bem como ser influenciado por ele. Isto se aplica a todas as atividades desenvolvidas em grupo, sejam sobre assuntos técnicos, métodos, problemas organizacionais, relações interpessoais e processos desenvolvidos no grupo.”. Visualizado o filme, e compreendendo o pensamento de Rensis podemos notar que não há motivação no ambiente corporativo, por não haver espírito de equipe, mostrando assim que o grupo é ineficaz.
Porem quando Peter motivou-se em função de mudar a situação em que se encontravam, influenciou seus amigos e colegas de trabalho e formou assim um equipe Cross Funcional, alcançando assim o seu objetivo final.
Um dos motivos que influenciou para que o grupo fosse ineficaz, foi a ma organização da empresa. Pois não possuem uma focalização em comum onde a organização perdeu a credibilidade e se fez necessário a intervenção de consultores