Comportamento organizacional
Juazeiro
2012
CAPÍTULO I
Definição de Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.
Comportamento organizacional aquele comportamento do indivíduo no local de trabalho, juntamente com o estudo das estruturas, funcionamento e desempenho das organizações.
O estudo do comportamento organizacional tem como objetivo auxiliar os administradores a prever, explicar e controlar ações dos colaboradores dentro de uma empresa. Subentende-se, portanto, que o indivíduo participa durante toda sua vida de grupos e organizações que suprem suas necessidades, e são tão presentes que muitas vezes nem são percebidos, então cabe ao gestor fazer desse ambiente um local participativo, com cada indivíduo tendo voz ativa, a menos que deixem de realizar o seu serviço com qualidade então estudar tudo o que motiva os indivíduos é de extrema importância para o crescimento e sucesso dando a ela mais estabilidade, qualidade e desempenho.
Comparativo de definições de C.O.
Davis e Newstrom (2002, p.5) definem comportamento organizacional como “o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como a pessoas agem dentro das organizações.” Seguindo a mesma linha, Soto (2005, p.27) diz que “o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações”. Utilizando o estudo do comportamento as organizações desenvolvem novas estratégias para a melhoria do ambiente de trabalho, com o intuito de desenvolver um empregado melhor, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e sua satisfação. Davis e Newstrom (2002) dividem o do comportamento organizacional em quatro elementos-chave que são: pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente no qual a organização