Comportamento organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano porque modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade , reduzir o absenteísmo e promover a cidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. Podemos citar ainda como conceitos referentes ao comportamento organizacional: “ A cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua historia, os seus atores e com a conjuntura”.
Fonte: Nassar (2000) “O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas.”
Fonte: Kleber Gonçalves de Souza
Com o advento da Teoria dos Sistemas, tornou-se evidente e indisfarçável a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular. Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo. Podemos assim, dividir os sistemas em:
- Sistema