Comportamento organizacional
Etapa um.
O comportamento organizacional é o estudo de um todo sobre o comportamento humano, suas ações e atitudes, para ajudar a alcançar a produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional tem como finalidade identificar as causas ou razões que impulsiona determinados fatos sobre o comportamento humano.
Para obter um melhor resultado é importante ter uma estrutura, clima e cultura organizacional, ter planejamento e habilidade com as pessoas.
Obtendo esse conhecimento, surge muitas oportunidades, entre elas, o aumento da produtividade e da qualidade do produto, a melhoria das habilidades humanas. Mas surgem também, alguns desafios como, o declínio da lealdade dos funcionários.
Sistema Aberto (Modelo Danel Katz e Robert L. Kahn) Sistema Fechado (Modelo Karl Ludwig Von Bertalanffy Para Katz e Robert que desenvolvem um modelo de organização através da teoria do sistema, para eles caracteriza- se como sistema aberto algumas características:
- Importação;
- Transformação;
Exportação, (Saída de certos produtos para o ambiente);
-Negentropia, obtenção de reservas de energia, evitando morte das formas organizadas;
-Diferenciação, substituição dos padrões globais;
Equinifinalidade, ter por vários caminhos os mesmos resultados;
Limites ou Fronteiras, área da ação do sistema, como seu grau de abertura em relação ao meio ambiente.
Para Bertalanffy sistemas fechados são os que não apresentam intercambio com o meio ambiente, ou seja, totalmente fechados a qualquer influencia ambiental. Por serem fechados não recebem e também não influenciam o ambiente externo.
Sistemas totalmente determinísticos e programados e que utilizam pouco intercambio de matéria e energia com o meio ambiente também são considerados como sistema fechado.
Etapa dois:
O pensamento sistêmico.
Por causa do avanço tecnológico, a sociedade havia sofrido fragmentações nas áreas de