Didatica em questão
O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Toda proposta didática esta impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem. Ensino-aprendizagem é um processo em que esta sempre presente, de forma direta ou indireta, no relacionamento humano.
Quando a dimensão técnica, ela se refere ao processo de ensino-aprendizagem como ação intencional, sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem aprendizagem. Aspectos como objetivos instrucionais, seleção do conteúdo, estratégias de ensino, avaliação, etc.; constituem o seu núcleo de preocupações.Trata-se do aspecto considerado objetivo e racional do processo de ensino-aprendizagem.
No entanto, quando esta dimensão é dissociada das demais, tem-se o tecnicismo. A dimensão técnica é privilegiada, analisada de forma dissociada de suas raízes político-sociais e ideológicas, e vista como algo “neutro” e meramente instrumental. A questão do “fazer” da pratica pedagógica é dissociada das perguntas sobre o “por que fazer”, e o “para que fazer” é analisada de forma, muitas vezes, abstrata e não contextualizada.
Se todo processo de ensino-aprendizagem é “situado”, a dimensão político-social lhe é inerente.Ele acontece sempre numa cultura especifica, trata com pessoas concretas que tem uma posição de classe definida na organização social em que vivem. Os condicionamentos que advêm desse fato