Comportamento organizacional
Com efeito, ao enfatizar o caráter contemplativo da teoria, Paulo Freire garante a inserção do homem na realidade. Ele deixa claro que teoria é sempre a reflexão que se faz do contexto concreto, isto é, deve-se partir sempre de experiências do homem com a realidade na qual está inserido, cumprindo também a função de analisar e refletir essa realidade, no sentido de apropriar-se de um caráter crítico sobre ela. Esse caráter de transformação tem uma razão de ser, pois provém antes de tudo, da sua vivência pessoal e íntima numa realidade contrastante e opressora, influenciando fortemente todas as suas idéias. Compreende-se então, que teoria para Freire não será identificada se não houver um caráter transformador, pois só assim estará cumprindo sua função de reflexão sobre a realidade concreta.
Educação Problematizadora x Educação Bancária
Para ele, educação é um encontro entre interlocutores, que procuram no ato de conhecer a significação da realidade e na práxis o poder da transformação. Entende-se por pedagogia em Freire, a ação que pode e deve ser muito mais que um processo de treinamento ou domesticação; um processo que nasce da observação e da reflexão e culmina na ação transformadora.
Diferentes conceitos da Negociação.
As teorias administrativas que ignoravam o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo receberam críticas de estudiosos de administração, por volta de 1950, tentando entender como um sistema total, numa abordagem cientifica chamada teoria dos sistemas (TS).
Interdependentes, já existiam idéias embora primárias, de vários pesquisadores, como: seleção de trabalhadores e condições de trabalho, integração de várias tarefas, a empresa como sistema social, relações humanas visando à unidade e estimular os sistemas cooperativos.
O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy em 1937 lançou as bases da teoria dos sistemas (TS), e em 1951 ficou conhecido como o criador da teoria geral dos sistemas