Comportamento organizacional
Atividades Práticas Supervisionadas.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Maria Cristiane Vinholi de Brito.
Alessandra Carolina Zago
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Bruna Franzini Coimbra 373105
Cassia Regina Lastória Claudino 373124
Filipe Ribeiro 373282
Guilherme Bersan 373338
Marcelo Foguel 373546
Araras, 21 de abril de 2012
Capítulo 1.
Comportamento Organizacional é o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambos esperam ganhar com o contrato formal.
“Fundamentos de Comportamento Organizacional”.- James G. Hunter.
Sistemas abertos são os sistemas que transformam recursos humanos e materiais do meio ambiente em bons serviços finais. Apresenta relações de intercâmbio com ambiente, recebe influencia e troca energia e matéria com o meio.
Sistema fechado não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem eu seja enviado para fora.
“Comportamento Organizacional e Sistema fechado”. – Richard N. Osborn.
Sistemas Abertos são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.
Sistema fechado é um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com o meio ambiente, tendo poucas trocas de