Comportamento organizacional
Capítulo 1
Conceito:
Pesquisas revelam que nos últimos 30 anos o estudo do comportamento dos grupos vem aparecendo como uma parte cada vez mais importante do comportamento organizacional e da literatura administrativa. Há várias razões de senso-comum que mostram por que o estudo e o interesse pelos grupos irão continuar. Uma das razões mais fortes é a de que a maior parte do dia de trabalho das pessoas é gasta dentro de grupos.
O estudo do Comportamento Organizacional existe para que possamos estudar e analisar o comportamento do ser humano mostrando seus defeitos e qualidades. É o campo que estuda o impacto dos indivíduos, dos grupos e estrutura dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar todos os problemas e buscar soluções para as organizações. É uma ferramenta humana em prol do homem e suas organizações. Visa uma melhor compreensão do comportamento humano, avalia suas atitudes e sua maneira de agir dentro da organização da qual faz parte. Também estuda a interatividade entre as pessoas, a empresa e a organização em si. Ele trata basicamente do comportamento dos indivíduos que serve para avaliar seu desenvolvimento e desempenho junto à organização da qual ele participa ativamente, fazendo com que se torne uma pessoa mais produtiva e capaz de crescer no seu intelecto.
Esse estudo se faz necessário para que possamos ajudar na modulação do comportamento, influenciando assim as necessidades dele junto às organizações ou na sociedade de um modo geral. Sua importância é atuar de forma adequada no contexto organizacional, desenvolvendo habilidades interpessoais, o que é primordial para que exista um desenvolvimento profissional mais eficaz. As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são: * O aumento de produtividade e as qualidades dos produtos gerados na organização; * Uma evolução das habilidades humanas: espírito de liderança, satisfação no ambiente de