Comportamento organizacional
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercÌcio das funÁıes b·sicas de gerÍncia, como planejar, organizar e controlar.
As ameaÁas ‡s organizaÁıes, vindas dos clientes, da concorrÍncia e em decorrÍncia das mudanÁas no contexto socioeconÙmico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreens„o do comportamento individual e dos grupos em situaÁ„o de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De modo particular investiga as questıes relacionadas com lideranÁas e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepÁ„o, atitude, processos de mudanÁas, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivÌduos e as equipes nas organizaÁıes.
Os gerentes tÍm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento
Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela dive r s idade , globa l i z a Á „o, qua l idade tot a l e a s cont Ìnua s mudanÁ a s ocasionadas pelas alteraÁıes r·pidas em v·rios segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional est· se estabelecendo firmemente como um campo prÛprio de estudo por meio de suas teorias e tÈcnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistem·tico e rigoroso, È preciso ressaltar que as pessoas s„o diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando vari·veis situacionais para entender as relaÁıes de causa e efeito. Assim, caso por caso, s„o examinadas as vari·veis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e