Comportamento organizacional
Passo 4
Conforme definição do quadro comparativo relatados nos passos anteriores os quais a autora Karla Sampaio no texto comportamento Organizacional/ Princípios e Bruno Castro em desafios de CO enfrentados pelos administradores de empresas, podemos concluir que:
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As empresas e seus gestores enfrentam o desafio de gerir os recursos das organizações com o objetivo de minimizar a insatisfação dos seus colaboradores. Como exemplo, pode-se citar a adoção de planos de cargos e salários justos, ambiente de trabalho confortável, seguro e limpo, gestão por meritocracia, entre outros, como ferramentas utilizadas para viabilizar este objetivo.
Comumente, observamos posturas inadequadas de colaboradores ou ouvimos relatos que versam sobre o mesmo tema. Uma corrente julga estes acontecimentos como má fé do colaborador, adotando-os como os principais responsáveis por suas atitudes. A outra acredita que estas atitudes são motivadas e que cabe ao administrador evitá-las ou tê-las evitado.
Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e inter organizacionais ).
*Uma ciência aplicada.
*Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
*Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
*Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
*Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a