Comportamento organizacional
Inovações organizacionais podem visar a melhora do desempenho de uma empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho), ganhando acesso a ativos não transacionáveis (como o conhecimento externo não codificado) ou reduzindo os custos de suprimentos.
As inovações organizacionais em práticas de negócio compreendem novos métodos para a organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novas práticas para melhorar o compartilhamento do aprendizado e do conhecimento. Um exemplo é a introdução de práticas para a codificação do conhecimento, pelo estabelecimento de bancos de dados com as melhores práticas.
Outros exemplos são a adoção de práticas para desenvolvimento e retenção dos colaboradores, a introdução de sistemas de gerenciamento da produção, as operações de logística, reengenharia de negócios, produção enxuta e sistemas de gestão da qualidade.
As inovações organizacionais também abrangem o desenvolvimento de novos métodos de trabalho, redistribuição de responsabilidades e poder de decisão entre os colaboradores, por meio da descentralização das atividades e do controle gerencial ou pelo estabelecimento de equipes de trabalho.
Novos métodos organizacionais nas relações externas de uma empresa compreendem o desenvolvimento de meios para organizar as relações com outras empresas ou instituições, tais como o estabelecimento de tipos de colaboração com organizações de pesquisa ou consumidores, novos métodos de integração com fornecedores, o uso de outsourcing ou a subcontratação de empresas, no armazenamento e na