Comportamento organizacional
As organizações exercem um papel considerável na vida das pessoas, pois modelam os seus comportamentos e podem influenciar nas necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos das mesmas, podendo assim incentivar a produtividade. O comportamento organizacional caracteriza-se pelo poder em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
O Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento humano focando as ações e atitudes do indivíduo, de grupos no meio organizacional. Assim cria meios para alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo além de promover a cidadania organizacional. Além de focalizar comportamentos observáveis e ações interiores como pensar, perceber e decidir. Estuda o comportamento das pessoas do grupo e seus impactos, pois os grupos e organizações se comportam diferentes dos indivíduos.
O Homem atual busca o seu autoconhecimento, para isso procura conhecer-se melhor, seja com relação a si, ou seja, em relação aos outros com os quais convivem. E assim nasce o comportamento organizacional, que tem como característica explicar, prever e controlar o comportamento do indivíduo no meio laboral. Os principais benefícios do estudo do comportamento organizacional são: o desenvolvimento de Habilidades - uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina e habilidades gerais; o crescimento pessoal - realização pessoal resultante de compreender os outros; melhoria da eficácia organizacional - porque revela fatores que contribuem para, ou impedem o desempenho eficaz. E através desses benefícios aprimora-se o estudo do comportamento organizacional dentro das empresas, fazendo estudo de caso que possibilitem um melhor desempenho das pessoas dentro das organizações.
De acordo com Porter (1999) a competição em nível global exige uma nova integração entre as políticas econômica e social, enquanto a política econômica procura incentivar a