Comportamento organizacional
1 – (0,21) Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.
R.: A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.
2 – (0,21) [...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei[...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.
R.: A percepção pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente, e a Autopercepção é a capacidade que o ser humano tem de perceber sua própria existência. No meio organizacional, os seres humanos ocupam cargos que lhes dão uma posição e responsabilidades dentro do núcleo das atividades produtivas. Quando perguntamos quem é, estamos esperando uma resposta ligada ao seu desempenhar.
3 – (0,21) Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.
Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?
R.: Podemos equipará-las da seguinte forma, onde o ser humano terá total satisfação em seu ambiente de