Comportamento organizacional
Curso; Tecnologia em Logística.
Período Letivo; 2011/1
Semestre; 1º Sem
Disciplina; Comportamento Organizacional.
Primeiro Desafio; Texto autoral de até quatro páginas, abordando o conceito de comportamento organizacional (CO), enfatizando assuntos como percepção, motivação e mudança.
Segundo Desafio; A partir da observação analítica da imagem, em equipe, construa uma argumentação, de no máximo duas páginas, relacionando trabalho em equipe, liderança, percepção, efeitos das ações e comunicação.
Professor EAD; Me Ericson Makarius Borges.
Tutor Presencial; Jhonis Almeida Santos.
Comportamento Organizacional
Partindo do princípio de que organizações são as pessoas que nelas operam, o comportamento organizacional se preocupa em estudar o comportamento, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores num ambiente organizacional, as pessoas tornam possíveis produtos através da sua força de trabalho, e sua constância e qualidade depende da sua motivação.
Segundo o livro de Eduardo Soto, “O comportamento organizacional, refere-se aos atos e às atitudes das pessoas na organização”, em outras palavras e, segundo o livro de John A. Wagner III e John R. Hollenbeck,
“Comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”. Nas duas definições notamos o individuo como peça fundamental em todo o processo, e entende-lo, decifrá-lo é objetivo do estudo do comportamento organizacional, uma vez que o resultado satisfatório está nas mãos do individuo, e do grupo.
Analisando o comportamento organizacional (CO), e considerando-o como um sistema, podemos dividi-lo em oito níveis, lembrando que segundo Bertalanffy, “sistemas é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um propósito definido (objetivos) e pode afetar as demais partes”, esses oito níveis foram divididos em dois sistemas;
A)