Comportamento organizacional
Professor EAD: Ana Maria Vasconcelos.
Curso: Ciências Contábeis
Acadêmico: Braulio Kesseler
DESAFIO
Introdução
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças as organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças do contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de conhecimento. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
Desenvolvimento
Comportamento Organizacional: é a força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E aí que o entendimento do que motiva os indivíduos os grupos e o relacionamento da empresa com o seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta á área coberta pelo que chamamos de Comportamento Organizacional. Todo o comportamento até num simples atendimento de um mercado, que deve ser com cortesia e gentileza e tentar ao máximo realizar e satisfazer as necessidades do cliente em questão. A seguir iremos comentar sobre os sistemas dentro de uma organização.
SISTEMA FECHADO:
Sistema estático simples: estruturas
Sistemas dinâmicos simples: mecanismo de relógio
Sistema cibernético simples: termostato
SISTEMA ABERTO:
Sistema aberto auto-regulável: célula
Vida vegetal:
Reino animal
Organização social
Efeitos da Inovação: A explicação para tal desenvolvimento está vinculada ao avanço tecnológico,