Comportamento organizacional
O comportamento organizacional usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento, que normalmente se fariam, somente com a intuição. Relaciona-se com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações. Com relação às pessoas, existem quatro pressupostos básicos; As diferenças individuais. A pessoa como um todo. A conduta motivada (incentivos). O valor das pessoas (dignidade humana). Empresas que demonstram preocupação com o bem estar dos funcionários, oferecendo assistência médica, odontológica, treinamentos periódicos, tendem a crescer e aumentarem sua receita consideravelmente.
É necessário que as organizações tenham uma política bem definida, que possibilitem ao gestor planejar, organizar, gerir, controlar o trabalho a ser realizado, de modo a fazer com que a organização desenvolva suas atividades com eficiência e eficácia. Todas as afirmações que possamos fazer a respeito do aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e rotatividade, dependem exclusivamente, de uma cultura organizacional voltada ao conhecimento do comportamento humano.
Desta forma, fica claro que as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Com a globalização e um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, precisam também de habilidades interpessoais.
Neste trabalho, iremos relatar em suas diversas etapas os conhecimentos adquiridos, sobre temas extremamente importantes na vida das organizações.
2 COMPORTAMENTO