Comportamento humano nas organizações
Data limite de entrega: 07/05/12
Valor: 1,5 pontos
1. Em sua experiência profissional, como você tem participado dos processos de mudança em que é submetido? Faça uma avaliação tendo em vista os conceitos relacionados às seguintes fontes de resistência: hábitos, segurança, medo do desconhecido, fatores econômicos e processo seletivo de informações.
Mudanças sejam boas ou ruins geram resistência, isto é do ser humano.
Mas posso relatar aqui que não tenho muitas dificuldades em me adaptar às mudanças, às vezes o conflito é interno mesmo, mas, me esforço para não externalizar de modo que prejudique a equipe e seja desconfortante para a chefia.
Tem situações que são mais delicadas, seleciono muitas vezes sem querer as informações, principalmente quando a mudança exige a quebra de algum paradigma. Mas todas essas reações em relação à mudança devem ser contornadas pelo funcionário, por mais difícil que seja, pois, muitas vezes é necessária a dedicação de todos para que o objetivo da empresa seja alcançado.
2. De que forma as incertezas tecnológicas podem impactar no processo de adaptação dos indivíduos nas organizações? Responda considerando o ambiente de mudanças contínuas em que as organizações estão inseridas.
Por as atualizações tecnológicas acontecerem de uma maneira muito rápida, afinal as empresas também precisam se adaptar para acompanhar o crescimento do mercado, o impacto seria no sentido da rapidez do avanço tecnológico, se considerar que em processo moroso de mudança, já é difícil a adaptação das pessoas, com a tecnologia então...
3. Você acredita que as abordagens individuais para a redução do estresse nas empresas são suficientes para assegurar uma melhor qualidade de vida no trabalho? Explique seu posicionamento.
Não. Por que o estresse pode estar sendo causado por fatores externos ou até mesmo, no sentido amplo, como equipe, insatisfação com o salário e etc.
Daí a abordagem individual somente não é suficiente