Atividade enzimaticatica
2187 palavras
9 páginas
ENZIMAS EM PRODUTOS DE LIMPEZA Histórico:
No início do século XX, Röhm(1913), desenvolveu o primeiro método de lavagem de tecidos com detergentes que continham enzimas, fabricando a primeira formulação desses detergentes. A empresa de Röhm patenteou o produto em 1913 e a preparação foi comercializada até os anos sessenta. A formulação do produto baseava-se na tripsina, uma enzima digestiva produzida no pâncreas de mamíferos. O produto não obteve grande sucesso, pois a tripsina não era suficientemente ativa em líquidos fortemente alcalinos (pH maior que 9,0), obtidos pela diluição do detergente (Bon, 1995).
Em 1959, ocorreu um desenvolvimento marcante na indústria de detergentes. O químico suíço Jaag, que trabalhou para a companhia de detergentes Gebrüder Schnyder, em Biel, na Suíça, desenvolveu um produto novo denominado Bio 40, que continha uma protease bacteriana em substituição à tripsina. Embora a protease bacteriana fosse mais adequada ao propósito industrial, esse ainda não era o produto ideal. Em 1962, a empresa Novo Nordisk lançou no mercado um produto denominado Alcalase®. A ação dessa protease alcalina obtida de microrganismos não era afetada por outros componentes do detergente e era eficaz nas temperaturas desejadas (Novozyme, 2000).
O primeiro grande sucesso de marketing de um detergente formulado com enzimas foi o Biotex, que continha Alcalase® e foi produzido pela KORTMAN&SCHULTE(atualmente Kortman Intradal) em colaboração com Gebrüder Schnyder. O sucesso desse produto marcou uma real inovação na utilização de enzimas em detergentes a partir de então(Novozyme, 2000).
O uso de enzimas para propósitos industriais progrediu rapidamente após 1965, devido, principalmente, ao uso crescente de diferentes enzimas em detergentes. Entretanto, houve um retrocesso temporário no início da década de setenta, quando se averiguou que as enzimas poderiam causar reações alérgicas (Novozyme, 2000).
Por iniciativa do .Food and Drug