Comportamento humano nas organizações
Uma organização ou empresa requer muito mais do administrar, ir além dos princípios básicos como planejar, organizar e controlar. Hoje em dia existem ameaças socioeconômicas, quer requer habilidades humanas em alto nível de refinamento.
As organizações do século XXI estão cada vez mais propícias a buscar a máxima eficácia devido à globalização. A área de recursos humanos (R.H.) vem passando por diversas inovações. Essas mudanças estão transformando a cada dia o R.H. em um setor estratégico.
Lidar com pessoas, seres complexos, em especial dentro de uma organização, requer bastante cautela e conhecimento. O ser humano é movido por influências do meio em que vive. E a empresa onde as pessoas passam a maior parte do tempo é o local que o comportamento pode sofrer maior oscilação, revelando diversas características individuais. As empresas são favoráveis interferir neste comportamento organizacional, por exemplo, através de ações de motivação ou mesmo tornando o canal de comunicação eficaz. Colaboradores motivados e informados estão aptos a gerar grandes benefícios em termos de produtividade, qualidade de vida, além de proporcionar um clima organizacional agradável.
Comportamento organizacional
Um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura, tem sobre o comportamento dentro das organizações com proposito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Sendo um estudo sistemático das ações e das atitudes que as pessoas apresentam dentro das organizações, procura estudar o comportamento ação e atitude das pessoas apresentam dentro das organizações, analisando desempenho, rotatividade e cidadania organizacional, satisfação e motivação no trabalho perante a relação homem trabalho.
As grandes mudanças constituídas hoje em dia é basicamente o tratamento com as pessoas, antigamente as pessoas eram tratadas como objetos, mas hoje são consideradas como pessoas