freios
O sistema ABS é um sistema antitravamento da roda, diminuindo o risco do veículo ter as suas rodas travadas durante uma frenagem podem assim fazer com que o motorista perca o controle.
ABS significa anti-lock braking system, esse sistema é composto por bombas, válvulas, sensores de rotação e uma unidade de controle.
Sensores de rotação:
O sistema ABS precisa “saber” quando a roda irá travar, para isso, os sensores que são instalados em cada roda ou, no diferencial monitoram constantemente a rotação das rotas, para isso são usados sensores indutivos (passivos) e hall (ativos). Eles usam um campo magnético para a detecção sem contato da velocidade da roda e são capazes de identificar a direção da rotação e o seu ponto de inercia.
Válvulas:
Existe uma válvula na tubulação de cada freio controlada pela unidade de controle. Em alguns sistemas, a válvula trabalha em 3 posições.
Aberto:
Nessa condição, a pressão do cilindro-mestre é aplicada direto até o freio
Bloqueado:
Nessa posição, o cilindro-mestre fica isolado do sistema, evitando que a pressão nos freios aumente mesmo com o motorista acionando o freio.
Liberado:
Nessa posição, a válvula libera a pressão dos freios.
Bomba:
Quando a bomba libera a pressão nos freios, a bomba é utilizada para repor essa pressão.
A unidade hidráulica ativa os comandos da unidade de controle, e por meio de válvulas com solenoide, regula a pressão em cada um dos cilindros de freio da roda. Essa unidade está localizada próximo ao motor do veículo de modo que a distância entre essa unidade e os cilindros mestre seja a mais curta possível.
Essa unidade possui válvulas com solenoide de entrada e saída, podendo assim assumir as tarefas elétricas e eletrônicas e também as funções de controle do sistema.
Unidade controladora:
É um controlador instalado no carro, monitora os dados enviados pelos sensores e, ao processar essas informações, controla as válvulas do sistema de freio.