A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE DE CONSUMO
Atualmente, nossa sociedade se encontra em um nível de desenvolvimento industrial elevado e caracteriza-se pelo consumo acentuado de bens e serviços, disponíveis graças ao aumento da produção destes. O interesse em aumentar o mercado consumidor, resulta num acentuado investimento de capital nos setores terciários de todo o mundo e, ainda que haja muitas pessoas abaixo da linha de pobreza, isso faz com que a população passasse de consumidora para consumista.
Um dos principais fatores que influenciaram essa mudança socioeconômica foi o grande avanço tecnológico que se deu após a revolução industrial, o qual permitiu o avanço da fabricação de instrumentos mais sofisticados. A procura de estratégias mais eficazes para a produção foi resultado dessa sociedade que se transformou em consumista. Porém, o crescimento tecnológico atingiu diversos ecossistemas, prejudicando e desqualificando assim o meio ambiente. A dinâmica da natureza é alterada de forma muito intensa.
Em virtude dos avanços tecnológicos, hoje há muito mais oferta do que procura de mercadorias, fato que pode ser visto através da publicidade e do marketing difundidos nos meios de comunicação populares, tais como jornais, revistas, televisão, etc.
No capitalismo atual, uma gama de estratégias inteligentes serve para divulgar produtos e cumprir os objetivos de obtenção de lucro. Nestes termos, o que é supérfluo se torna necessário para a manutenção da vida.
No presente trabalho, objetivamos discorrer sobre como as tecnologias contribuem direta e indiretamente para criar uma sociedade de consumo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema para maior entendimento do assunto.
2. SOCIEDADE DE CONSUMO
Sociedade de Consumo é um termo utilizado em Economia e Sociologia para designar o tipo de sociedade que se encontra em uma avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada