Os gadgets
RESUMO
Os gadgets estão influenciando desde crianças de dois anos de idade até os mais idosos. Como isso está acontecendo e por que motivo? O objetivo do presente trabalho desenvolvido pelas acadêmicas de comunicação social da Universidade Federal do Pampa, é responder a questão de como o consumo dos gadgets influencia no processo de juvenilização da sociedade? Através de pesquisas bibliográficas como o livro Juventude e Consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea, de Everaldo Rocha e Cláudia Pereira, 2009 pudemos perceber a relação dos jovens e idosos com a tecnologia, de onde vem a necessidade de consumo e alguns estudos de caso.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; juventude; comportamento; consumo.
INTRODUÇÃO
Na atualidade são comuns discussões acerca de temas como comportamento do consumidor, consumo, influências e demais expressões que rodeiam o universo de compra e venda, seja no meio acadêmico, em empresas ou até mesmo no meio familiar e em rodas de amigos. Com essas discussões, surgem questionamentos cada vez mais numerosos, sobretudo mais complexos acerca do comportamento do consumidor em relação aos mais diversos tipos de produtos ou serviços.
No presente estudo, vamos tratar do consumo dos gadgets como uma forma de influência do surgimento do processo (ou fenômeno, como alguns autores nomeiam) de juvenilização da sociedade. No livro Comportamento do Consumidor (2000), a autora Eliane Karsaklian, define
“O ato de compra não surge do nada. Seu ponto de partida é a motivação, que vai conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez, despertará um desejo. Com base em tal desejo, surgem as preferências por determinadas formas específicas de atender à motivação inicial e essas preferências estarão diretamente relacionadas ao autoconceito: o consumidor tenderá a escolher um produto que corresponda ao conceito que ele tem ou que gostaria de ter de si mesmo.”
Para compreendermos tal