Comportamento humano nas organiza es
Motivação e desempenho:
O potencial para o desempenho humano e a apresentação de resultados favoráveis depende não somente da motivação, mais também, da capacidade do indivíduo. Sendo assim, motivação e capacidade juntas determinam o potencial de desempenho de uma pessoa em qualquer atividade:
Capacidade + Motivação + Suporte Organizacional = Potencial para o desempenho humano.
Motivação e Percepção:
A motivação é o conceito central em comportamento organizacional, sendo a sua gestão uma das mais principais atribuições de Gestor de Recursos Humanos, ou seja, com motivação podemos: aumentar a produtividade, aumentar o interesse pela função. O objetivo da empresa é aumentar a eficácia e assertividade, com a soma da motivação e do estímulo podemos aumentar a produtividade.
Motivação no trabalho:
Esforço -> medida da intensidade ou do impulso.
Necessidade -> estado interno, que determina o grau de atração de um resultado.
Objetivo -> meta que serve de referência a um comportamento
Desempenho = aptidão x motivação
Tipos de motivação
Motivação extrínseca: comportamentos extrinsecamente motivados referem-se aqueles que têm como finalidade a obtenção de uma recompensa material ou social, ou ainda para evitar alguma punição.
Exemplo: um estudante universitário que trabalha ao final da tarde para conseguir algum dinheiro extra. Vantagem: mantem-se em longo prazo.
Motivação intrínseca: é relativa a comportamentos de trabalho estimulados pelo entusiasmo que este suscita por quem o executa.
Ex. Um empresário milionário que trabalha pelo prazer de fazê-lo. Vantagem: Desaparece logo que o fator motivacional seja retirado.
A percepção é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão é o processo pelo qual as informações percebidas são utilizadas para avaliar e escolher entre vários cursos de ação. As pesquisas têm demonstrado que o modelo como as organizações tomam decisões exerce