O FEN MENO DA GLOBALIZA O
O termo globalização tem procedência na palavra inglesa globalization que didaticamente significa ato ou efeito de globalizar.
Globalização é um processo de interligação econômica e cultural, em nível mundial, que ganhou intensidade a partir de 1980, devida, sobretudo, ao crescimento vertiginoso dos principais centros nervosos das sociedades modernas: os mercados financeiros e as redes de informação estão presentes nas organizações, porque com o avanço da tecnologia e consequentemente da globalização a troca de informações no mercado se tornou um ponto crucial para a tomada de decisão, nesse ambiente de hiperconcorrencia, pois agora as empresas têm que concorrer com outras empresas do mundo todo. No campo cultural verifica-se que as pessoas tem mais contato com outras culturas, devido á troca de informações estar acelerada, o contato com outras
No entanto o inicio deste instituto é bem anterior à década de 80, Vejamos:
A globalização é um processo complexo de interações econômicas, políticas, sociais e culturais que incidem sobre as formas de vida, os valores e a existência cotidiana das pessoas. Significa também intenso conjunto de mudanças, contraditórias, desiguais e plurais em seu conteúdo e sua direção. Faz parte do modelo econômico capitalista contemporâneo, que ocorre em distintas escalas e possui consequências diferentes para cada país. Os mais beneficiados pela globalização são as nações mais ricas e suas empresas transnacionais, pois são as que mais expandem seu mercado consumidor, por meio das mesmas.
A globalização é na realidade uma aceleração da internacionalização, ou seja, formação de uma economia internacional e interdependente, que promove uma maior fluidez dos fluxos comerciais, culturais e informacionais, resultando num afunilamento no conceito de tempo. O resultado é um mundo onde as economias nacionais perdem sua importância relativa e a economia global torna-se cada vez mais interconectada.
Na verdade,