O Fen Meno Da Globaliza O
Este fenômeno do processo da globalização se deu com a radical transformação da atividade econômica nas últimas décadas e com profundas conseqüências econômicas, políticas e sociais. Este foi um conjunto de forças poderosas no processo da globalização, de um lado existiam as políticas econômicas do governo de, já de outro lado o processo tecnológico das indústrias e principalmente nas áreas de transportes e comunicações.
A globalização trouxe muitos benefícios, mas nem todos os países desfrutam desses benefícios, pois, não são todos os países que fazem parte do processo da globalização. Para o Brasil o grande desafio é fazer parte desse grupo de países competidores na economia mundial. Com a globalização a produção e comercialização de novos produtos ficaram interligados e as empresas se espalharam esse instalaram pelo mundo.
A primeira globalização é a expressão geralmente utilizada para fazer referência ao movimento de integração do mercado mundial nas décadas finais do século XIX . A primeira guerra mundial (1914-1918), a depressão da década de 1930 e a segunda guerra mundial (1930-1945), interromperam aquele movimento, provocando algo como uma desglobalização. Após o encerramento da guerra fria, sob o impacto da Revolução técnico-científica, inicia-se a segunda globalização, que ainda está em curso. A tríade que comanda a segunda globalização é formada por fluxos de mercadorias, fluxos de capitais e fluxos de informações.
A segunda globalização pode ser dividida em duas etapas distintas, na etapa inicial, ao longo de 1990, seus atores principais foram os Estados Unidos, a União Européia e o Japão.
A globalização não é apenas um fenômeno econômico ela muda as relações de poder, culturas e o meio ambiente, no meio das relações internacionais ela muda o poder das nações em desenvolvimentos, isto em relação aos países mais desenvolvidos. Quanto as relações domésticas ela muda o poder de relações entre os governos, entre negócios e a