COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZA ES
O desenvolvimento tecnológico permite maior produção de bens e serviços com menos trabalho humano e com menos dispêndio de tempo, em outras palavras, significa que a produtividade do trabalho tende a aumentar com a intensificação tecnológica.
Características individuais
Valores - fundamentos que constituem a consciência humana e que tornam a vida algo digno de ser vivido, definindo princípios e propósitos grandiosos. O valor é um atributo associado ao indivíduo; o termo valores organizacionais expressa, na verdade, o sistema de valores que os fundadores e os líderes ajudaram a consolidar na organização. Enfim, os valores são sempre atributos dos indivíduos, estão no domínio da razão humana, o que leva a afirmar que somente o ser humano possui valores.
Atitude e conduta - atitude é um estado mental de prontidão, organizado pela experiência, que exerce uma influência específica sobre nossa resposta às pessoas, objetos e situações com as quais nos relacionamos. As atitudes definem nossas predisposições para com determinados aspectos do mundo, fornecem a base emocional de nossas relações interpessoais e de nossa identificação com os outros e estão próximas ao núcleo da personalidade. A atitude difere-se da conduta porque esta corresponde ao lado prático do agir humano. Se a atitude é uma predisposição à ação, a conduta se confunde com a própria ação.
Percepção – é a aquisição de conhecimento específico sobre objetos ou eventos que estimulam diretamente os sentidos, em um momento particular. A percepção envolve conhecimento, ou seja, envolve a interpretação de objetos, símbolos e pessoas à luz das experiências correspondentes.
Aprendizagem - é o processo pelo qual se provoca uma mudança de comportamento relativamente estável, resultante da prática, ou seja, do treinamento e da capacitação formal. As mudanças comportamentais que caracterizam a aprendizagem podem ser adaptativas e promover a eficácia ou podem ser não adaptáveis