Comportamento da criança
R:Estereótipo é a imagem preconcebida, prejulgada de determinada pessoa, coisa ou situação.O estereótipo está relacionado ao preconceito. Julgar a pessoa antecipadamente por idade, cor da pele, vestuário, genero, modo de falar, local onde vive, situação económica da sua família ou qualquer outra razão.
Exemplos de estereótipos.
R:Os jogadores de futebol têm pouca cultura (burros) isso é um esteriótipo.
Ou : Loiras são burras, ou tudo negro é bandido, ou toda pessoa bem vestida é bem intencionada, pessoas idosas são desagradáveis e entediantes etc..
-Como a escola e a família podem criar estereótipos?
R: Essa foi retirada da :Nilma Lino Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
"Muito se tem discutido sobre a importância da escola como instituição formadora não só de saberes escolares como, também, sociais e culturais. Tendo isso em vista, alguns estudiosos do campo da educação e da cultura têm destacado peso da cultura escolar no processo de construção das identidades sociais, enfatizando a escola como mais um espaço presente na construção do complexo processo de humanização a instituição escolar é vista como um espaço em que aprendemos e compartilhamos não só conteúdos e saberes escolares, mas também valores, crenças, hábitos e preconceitos raciais, de gênero, de classe e de idade.Na instituição escolar, assim como na socieda- de, nós comunicamos-nos por meio do corpo. Um corpo que é construído biologicamente e simbolicamente na cultura e na história. A antropologia mostra-nos que as singularidades culturais são dadas não somente pelas dimensões invisíveis das relações humanas. São dadas, também, pelas posturas, pelas predisposições, pelos humores e pela manipulação de diferentes partes do corpo. Por isso, a articulação entre educação e antropologia poderá trazer-nos novas luzes sobre o estudo das relações raciais e apontar-nos novos temas por meio dos quais a trama na qual a trajetória escolar é