A influencia da midia no comportamento da criança
O comportamento da criança é colocado como objeto de estudo, ressaltando o reconhecimento da criança enquanto sujeito histórico e social, que se apropria e produz cultura. Desta forma, o enfoque dado ao comportamento da criança em interação com a mídia pode dizer da retro-influência mídia/criança no que se refere ao desenvolvimento de padrões comportamentais deste contingente. Este trabalho propõe um estudo sobre as relações entre a criança e a Mídia, uma vez que as crianças de hoje estão cada vez mais inseridas no mundo tecnológico. Cabe aos pais e/ou responsáveis, colocados nesse cenário, desenvolverem estratégias no que diz respeito a lidarem com esta contingência dentro de seus lares; ficarem sensíveis a possíveis mudanças que poderão ocorrer, por influência da mídia, no comportamento de seus filhos. Esta temática visa também responder à seguinte questão: Em que medida a mídia pode influenciar o comportamento da criança? E para responder a esta questão, as seguintes indagações são pertinentes: • Como diminuir os possíveis efeitos negativos da mídia sobre o comportamento da criança? • Pode ocorrer efeitos positivos da mídia sobre o comportamento da criança? Então como explorar?
Para abordar o assunto, o trabalho está apresentado da seguinte forma:
No primeiro capítulo foi apresentada uma reflexão do papel da infância enquanto sua construção social; através de um percurso pela história da infância, chegando até nos dias atuais.
No segundo capítulo foi abordada a história da mídia, chegando até a atualidade, visando as mudanças ocorridas em seu papel.
Já no terceiro capítulo foi analisada a relação entre a infância e a Mídia e nesta relação os possíveis efeitos provocados no comportamento da criança.
Para concluir este trabalho foram tecidas as considerações finais, apresentando propostas para pensar ações possíveis no que diz respeito à interação infância, mídia e