Metodologia cientifica
Obs. – Na ficha bibliográfica frases são suficientes, utilizar verbos ativos ( examina, apresenta),evitar repetições.
1. O conhecimento Científico
Procura compreender a estrutura, organização, funcionamento e composição do objeto, fato e fenômeno assim como as suas respectivas causas e leis.
Caracterizado pela explanação de certa evidência, pela busca partindo de certo indivíduo correlacionando dados com as demais espécies e pelo fato de procurar entender a ligação de dos seres e fatos e sua reprodução entre si.
Entendida como uma busca constante de explicações e soluções apesar de suas falhas e limites.
Aproxima-se da autenticidade através de métodos que proporcionem maior controle e segurança.
2. O conhecimento Empírico
Adquirido através de ações não planejadas, derivado de experiências cotidianas, que provém de tentativas, erros e acertos.
É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias. É caracterizada pelo senso comum, ela forma espontânea e direta de entendermos. Essa forma de conhecimento é adquirida também por experiências que vivemos ou presenciamos que, diante do fato, obtemos conclusões. É uma forma de conhecimento superficial, sensitiva, subjetiva, a crítica e assistemática.
O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância. O fato é que se sabe e pronto, não precisa ter um motivo de ser.
3. O conhecimento Filosófico
Distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto é constituído de realidades mediatas, imperceptíveis aos sentidos e que, por serem de ordem suprassensível, ultrapassando a ciência.
Considerada a ciência das coisas por suas causas supremas. O Filosofar é interrogas é