Complexos
REAÇÕES:
KAl (SO4)2 . 12H2O + água solução com íons K+(aq) , Al3+(aq) e SO42-(aq)
4BaCl2(aq)+K2SO4.Al2(SO4)3.24H2O(aq) →4BaSO4(s)+2K+(aq)+2Al3+(aq)+8Cl-(aq)
Os experimentos 4.1.2 e 4.1.3 pode se observar que molécula de água que atuam como ligantes fracos, complexando os íons metálicos, são substituídos por íons complexantes mais fortes como cloretos, tiocianato e outros. Estas mudanças nos ligantes são caracterizadas pela mudança na coloração da solução. Notou-se que, quando dissolvidos em água, esses sais não perdem suas identidades. Sendo assim, quando em contato com o tiocianato, ocorreu um desdobramento do orbital d do metal ocasionando a troca do ligante, consequentemente, a mudança da coloração.
Reação: 2 FeCl3 + 6 KCNS → Fe[Fe(CNS)6] + 6 KCl
Reação: K3[Fe(CN)6](s) + 6KSCN (aq) → Fe3+ (aq) + 6K+ (aq)
No experimento 4.2.1 que trata dos íons de sais complexos, observou-se que quando foi adicionado uma quantidade do iodeto de potássio à solução saturada de nitrato de prata ocorre a formação do AgI, em forma de precipitado amarelo.
Reação: AgNO3 + KI ↔ AgI(S) +KNO3.
Ao adicionar o KI em excesso ocorre a formação do íon complexo [AgI2]-., ocasionando, portanto, a dissolução do precipitado.
Reação: AgI(S) +KI ↔ AgI2]- + K+.
Em 4.2.2 com a adição de hidróxido de sódio ao sal de zinco ocorre a formação de um íon de sal complexo que é solúvel no meio.
Reação: Solução de hidróxido de sódio:
Precipitado branco, gelatinoso, de hidróxido de zinco:
Zn2+(aq) + 2OH-(aq) Zn(OH)2(s)
O ppt é solúvel em ácidos e