Competências
Nesta atividade, o objetivo é identificar as competências essenciais – distintivas – da organização Illycaffè, tendo em vista a descrição de suas características principais.
Como suporte e para subsidiar o trabalho, foram acessados os textos “Como sustentar o crescimento com base nos recursos e nas competências distintivas: a experiência da Illycaffè” [1] e “Competição baseada em competências e aprendizagem organizacional: em busca da vantagem competitiva” [2].
A partir da leitura realizada, foi elaborada a atividade, determinando as competências essenciais – distintivas – da organização Illycaffè e analisando as principais características dessas competências.
Além do material de estudo disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram também buscados outros conceitos para os temas abordados no presente trabalho. Pela Wikipédia[3] temos que:
“Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente - precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, idéias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem)”.
“Competências Essenciais: atividades mais elevadas que são a chave para a sobrevivência da organização e centrais para a formulação da estratégia”.
“Competências Distintivas: atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêem vantagens competitivas”.
Já segundo Dr. Manoel Pereira, “competência é a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador”.[4]
No Banco do Brasil, o conceito utilizado é de "combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas no contexto do trabalho". [5]
Também foram coletadas informações diretamente no sitio da Illycaffè -