Competências Gerencias
AULA 1
-Atualmente, temos muita facilidades de acesso à informação e presenciamos o desenvolvimento das tecnologias que promovem a comunicação e transcendem a distância e o tempo, ex. celular. Essas tecnologia facilitam o meio de transmissão,mas não modificam a necessidade de compreender os desafios da troca de dois tipos de conhecimentos: Explicito que são dados brutos, procedimentos codificados, princípios universais e o Tácito que é conhecimento pessoal implícito baseado na experiência individual.
- O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Quatro componentes para a comunicação: fonte de informação, mensagem, receptor, interpretação.
- Dentro deste contexto, a mensagem pode ser dividida em duas categorias: Símbolos (Palavras, escritas, desenhos e códigos.) e comportamentos (Gestos, contato visual e linguagem corporal).
- Essa visão de comunicação pressupõe uma distinção entre a transmissão da informação e a sua compreensão pelo receptor.
Um modelo clássico de teoria da informação, chamado modelo de Shannon-Weaver, apresenta os mesmos componentes, renomeados como: informação, transmissor, receptor e destino. Este modelo funciona incrivelmente bem para solucionar problemas técnicos de transmissão de informação e é utilizado em telecomunicações e até na manipulação de arquivos de computador. Sua eficácia se deve ao fato da codificação ser padronizada ou consistente. Por essa razão esse modelo não comporta a comunicação entre seres humanos. A mesma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes por indivíduos diferentes, ou até mesmo pelo mesmo individuo em ocasiões distintas. Logo a acurácia da comunicação humana é em grande parte analisada pelo significado da comunicação em si e pela interpretação da informação.
- O que é a comunicação interpessoal: a comunicação entre pessoas é um processo