Gerencia e Competencia em enfermagem
O profissional de enfermagem precisa estar focado em seu ambiente de trabalho mentalmente e fisicamente, perfazendo assim a qualidade no trato de pacientes, equipe e colaboradores.
É de suma importância o relacionamento com a sua equipe, pois os profissionais trabalharão conforme o ritmo estabelecido pelo seu gerenciamento.
Assim determinado pela DCNs, é discutido o profissional na área de enfermagem.
1 – ATENÇÃO À SAÚDE
Em questão à saúde, a principal arma do enfermeiro é o conhecimento especifico na área e a busca na sua totalidade.
Desenvolve-se através da saúde a cura e/ou conforto do paciente, assim como a saúde ocupacional do enfermeiro e demais colaboradores.
2 – TOMADA DE DECISÃO
Na tomada de decisões, o profissional toma como base o planejamento normativo, mas também deve-se ter o raciocínio rápido para qualquer eventualidade fora do planejado.
Faz-se presente a tomada de decisão comentada com os seus superiores ( corpo médico ).
3 - LIDERANÇA
Pelo cargo destinado de chefia destinado, a liderança do profissional é colocada à prova. A sua imagem será avaliada pelo ambiente de trabalho.
Haverá adeptos ou não pelo seu árduo caminho no seu método de trabalho. Portanto deverá ter a visão global para direcionar o seu gerenciamento.
4 – EDUCAÇÃO PERMANENTE
No âmbito da educação permanente, o profissional deverá estar antenado a todas as suas condutas práticas. Devendo assim, procurando a qualificação continuada e até inserindo pesquisas e /ou métodos tecnológicos.
A sua equipe deverá estar incluída nesta educação permanente perfazendo a qualidade hospitalar adequada.
5 – COMUNICAÇÃO
A comunicação é de imensa importância, pois a equipe deverá estar totalmente integrada, assim evitando-se ruídos e prezando pela confiabilidade.
O relacionamento interpessoal é a chave que o enfermeiro executa, tendo com segurança a uniformização da equipe.
A comunicação faz-se presente também em todos os