O Trabalho De Gerenciamento Em Enfermagem
A enfermagem moderna surgiu durante a Guerra da Criméia (1853 – 1856), com enfermeira inglesa Florence Nightingale, considerada a precursora desta atividade que se institucionalizou como área especifica de trabalho durante o conflito.
Esta institucionalização ocorreu devida à necessidade de organizar os hospitais militares para o atendimento aos soldados durante a guerra. Esses métodos foram introduzidos na Inglaterra, visando à necessidade de recuperação da força de trabalho, imprescindível para a produção capitalista que se instalava.
O trabalho de enfermagem organizou-se em três esferas: na organização do cuidado do paciente, o que se deu pela sistematização das técnicas de enfermagem; na organização do ambiente, por meio de mecanismos de purificação do ar, limpeza, higiene e outros cuidados; e na organização dos agentes de enfermagem, através de treinamento, utilizando as técnicas e mecanismos disciplinares.
Com isso, pode-se entender que a enfermagem moderna surge com o gerenciamento, por realizar tanto a organização do ambiente quanto a organização e treinamento dos agentes de enfermagem.
Nesse momento, surgem duas categorias diferentes de enfermeiras: as lady nurses, responsáveis pela supervisão e ensino, e as nurses, que realizavam os cuidados aos pacientes. Ao longo do século XIX, o trabalho de enfermagem incorporou princípios de controle, hierarquia e disciplina.
Gerenciamento em Enfermagem: Conceitos
O trabalho de enfermagem se divide em processos que são denominados cuidar ou assistir, administrar ou gerenciar, pesquisar e ensinar. Nestas diferentes ações, os trabalhadores de enfermagem inserem-se de forma hierarquizada de acordo com a divisão técnica do trabalho.
Dentro desta divisão, estabelece-se que o pessoal de enfermagem com formação no ensino médico (técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem) realize atividades de atendimento ao paciente e o enfermeiro, profissional com formação em nível