Gerenciamento de enfermagem
A S FU
NÇÕES
G ER EN
DO E N
CIAIS
F
E
R
M
ASSIS
EIRO N
T ÊNCI
A
A H OS
PITALA
R.
Acadêmica: Thaila M Cavalheiro
Docente: Gabriel Luiz Nascimento
INTRODUÇÃO
O trabalho do enfermeiro no ambiente hospitalar é amplo tendo como objetivo a qualidade da assistência ao cliente a quem se presta os cuidados podendo este ser direto ou indireto. As instituições exigem do profissional enfermeiro competência e responsabilidade diante da organização da unidade, coordenação da equipe de enfermagem, qualidade na assistência de enfermagem ao paciente, controle e conservação do material e equipamentos utilizados.
O gerenciamento em enfermagem faz parte do processo de trabalho contribuindo para o funcionamento da unidade, resolução de problemas e atendimento aos pacientes com assistência de enfermagem de qualidade.
DISCUSSÃO
A palavra gerenciamento é utilizada para definir as ações de direção de uma organização ou grupo de pessoas. O Gerenciamento em Enfermagem nasce com Florence Nightingale, que assumia tanto a organização do ambiente quanto a organização e treinamento dos agentes de enfermagem.
A atuação de Florence Nightingale foi o fator que mais contribuiu para o melhor funcionamento do hospital, visto que ela “foi um gênio em organização e certamente a pioneira em gerenciamento hospitalar”.
Podemos dividir a gerência em Enfermagem em gerência do cuidado e a gerência da unidade sendo que nas duas formas o enfermeiro assiste e administra em níveis diferentes. Podemos dizer que na enfermagem, a função administrativa, consiste no planejamento da assistência, no provimento de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros, bem como a tomada de decisão, na supervisão e na liderança da equipe de enfermagem, utilizando no decorrer desse processo ações de comando, coordenação, acompanhamento, orientação e avaliação da equipe de trabalho
Em muitos hospitais já temos enfermeiro administrativo e o enfermeiro assistencial, podemos definir o enfermeiro assistente como