Gestão e gerenciamento em enfermagem
ATIVIDADE ESTRUTURADA
GESTÃO E GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
São José/SC
Novembro/2011
Introdução
Na maioria das instituições o enfermeiro é o gerenciador das atividades nas Unidades, além de ser também prestador de cuidados. Compartilha junto com os outros profissionais a responsabilidade funcional do serviço, a nível assistencial, educativo e administrativo, sendo por vezes um articulador da equipe. Sendo que os problemas dos serviços de saúde dependem das políticas públicas, das condições de trabalho e da capacidade gerencial do enfermeiro para manejar os recursos existentes.
Entrevista realizada no Hospital Infantil Joana de Gusmão,
Com o enfermeiro coordenador Ivan Luiz Cunha da Unidade B.
1- Entrevista:Histórico da instituição.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), situado em Florianópolis - Santa Catarina é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde. Possui uma área de 22.000 m² e é dividido nas unidades de internação: A (Adolescente e Apartamento), B, C, D, E, HDC, Berçário, Emergência Interna, Isolamento, Oncologia, Ortopedia, Queimados, UTI Geral e UTI Neonatal.
As unidades são especializadas em: Cardiologia, Cirurgia (Pediátrica Geral, Bucomaxilofacial, Cardiovascular, Neurocirurgia, Plástica, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia), Endocrinologia, Gastroenterologia, Hebeatria, Infectologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Nutrologia, Oncohematologia, Queimadura, Pediatria Geral, Pneumologia, Psiquiatria e Terapia Intensiva. O HIJG atua como pólo de referência Estadual para as patologias de média e alta complexidade, sendo: 51,33% pacientes oriundos de Florianópolis e da Grande Florianópolis (São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz) e 48,67% de outros municípios do Estado de Santa Catarina. Atualmente, conta com 124 leitos ativos, 856 funcionários e produziu no ano de 2010:
* 7.180 internações
* 60.914 consultas ambulatoriais
* 91.911 atendimentos