Doença ocupacionais
São doenças ligadas a modificação no estado de saúde do trabalhador, elas são originadas através da condição de trabalho desempenhada pelo trabalhador em seu trabalho e até mesmo situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a função desempenhada. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando o trabalhador é exposto acima do limite de tolerância permitido por lei aos riscos ambientais em proteção compatível com o agente envolvido. Essa proteção pode ser na forma de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) ou Equipamento de Proteção Individual (EPI). Esse é um grande motivo de pagamentos de auxílios, indenizações e muitos outros direitos do trabalhador se caso sofrer de uma doença ocupacional.Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos.As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões. Devido a muitas pressões no trabalho o estresse pode levar a doenças psíquicas ocupacionais e até mesmo lesões causadas por esforços repetitivos que podem gerar alterações em músculos, tendões e articulações. Em geral, as doenças ocupacionais levam algum tempo para se manifestarem e, quando isso ocorre, aparecem sob forma de tumores ou lesões em órgãos, entre outros.
Modalidades de Doenças Ocupacionais:
Doença do Trabalho: enfermidade adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado.
Doença Profissional: enfermidade produzida pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade: agentes físicos, químicos e biológicos causadores. Doenças ocupacionais mais comuns : Doenças das vias aéreas, Perda auditiva relacionada ao trabalho (PAIR), Intoxicações Exógenas,Ler/Dort ,Dermatoses Ocupacionais. Caracterizam-se por um quadro de dor crônica, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular (por alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos). É um processo de adoecimento, inclusive psicológico, pois surgem incertezas, medos, ansiedades e