Abertas inscrições para o concurso de Criação Publicitária da Festa de São Benedito 2014
Curso de Enfermagem
GERENCIANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Deborah de Fátima Silveira Alves
Tutora: Profª. Ms Giselle Dantas Sena
CUIABÁ – MT
2014
Centro Universitário Cândido Rondon
Curso de Enfermagem
GERENCIANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau de bacharel em Enfermagem
Deborah de Fátima Silveira Alves
CUIABÁ – MT
2014
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO
A enfermagem tem ganhado espaço nos últimos anos por ser uma profissão com um amplo campo de trabalho, além de ter evoluído muito com as novas tecnologias descobertas. Deixou de ser vista como uma profissão solidária focada só no cuidar, para ser reconhecida como essencial na área da saúde por ter uma visão multidimensional do sujeito, além de ser capaz de atuar não só na assistência, mas também tem um papel importante no gerenciamento das unidades de saúde.
No Brasil, o enfermeiro ganhou reconhecimento atuando como gerente das políticas de saúde do SUS. O enfermeiro deve saber reconhecer as necessidades de saúde da população, desenvolvendo ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
É de responsabilidade do enfermeiro o gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao sujeito, sendo sua ação direcionada para o desenvolvimento de atividades administrativas, assistenciais, educativas e de pesquisa.
Diante disso o gerenciamento torna-se um importante instrumento de trabalho do enfermeiro, pois, deverá organizar, planejar e executar atividades que facilitem o seu processo de trabalho.
Gerenciar uma Estratégia Saúde da Família (ESF) é competência do enfermeiro, e saber gerenciar essa unidade com qualidade é de suma importante, pois evitará problemas futuros. O bom gerente